[Vídeo] As 7 Leis Universais - Leis Herméticas
Leis Universais são Leis criadas pelo Criador para reger o nosso universo. Este conhecimento ficou guardado por mais de 4.000 anos, entre o antigo Egito e Grécia.Foi trazido ao mundo por Hermes Trismegisto, o mensageiro dos deuses, um grande sábio que dizem que existiu naquela região a quase 4.000 atrás. Hermes Trismegisto foi e é o grande sol central do Ocultismo, cujo os raios têm iluminado todos os ensinamentos publicados desde o seu tempo.
É mundialmente conhecida a região do antigo Egito, Grécia e Índia, pelos valores morais e éticos que não se apagaram com o tempo.
Por causa dos grandes sábios que por lá passaram, deixando a sua marca no mundo, por sua integridade, autenticidade e honestidade.
A minha intenção aqui é descrever para você as 7 leis universais que Hermes Trismegisto, o Mestre dos Mestres, o Três vezes Grande deixou para a humanidade. Pois este artigo foi inspirado no livro
O Caibalion, que explica sobre as 7 leis universais.
Um livro complexo e que requer muita reflexão. Porém com estas informações que compartilho com você, lhe darão uma curiosidade para se aprofundar nesse conhecimento milenar que rege todo o nosso universo e logicamente a nossa vida.
As leis universais são tratadas por Hermes Trismegisto como: Os Princípios da Verdade que são Sete; aquele que os conhece perfeitamente, possui a Chave Mágica com a qual todas as Portas do Templo podem ser abertas completamente." − O CAIBALION−
As 7 Leis Universais são:
- O Princípio de Mentalismo
- O Princípio de Correspondência
- O Princípio de Vibração
- O Princípio de Polaridade
- O Princípio de Ritmo
- O Princípio de Causa e Efeito
- O Princípio de Gênero
1º O Princípio de Mentalismo
"O TODO é MENTE; o Universo é Mental." − O CAIBALION − Este primeiro princípio diz a verdade que Tudo é Mente. Pois fazemos parte dessa grande mente universal que está em tudo e em todos os lugares, não existe nada fora dela.Tudo é uma realidade substancial que se oculta em todas as manifestações e aparências, que conhecemos sob o nome de Universo Material. Consequentemente o TODO ou Deus é um espírito. Portanto é incognoscível e indefinível em si mesmo, ou seja pode ser considerado como uma mente vivente, infinita e universal.
No livro O Caibalion também ensina que todo o mundo material ou universo é simplesmente uma Criação Mental do TODO, sujeita às Leis das coisas criadas. O universo no qual estamos inseridos é uma projeção da mente do TODO, em cuja Mente vivemos, movemos e temos a nossa experiência de vida na matéria.
Na Bíblia tem uma passagem em Gênesis que diz: No princípio Deus criou os céus e a Terra. A Terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Deus disse: Faça-se a luz! E a luz foi feita.
Neste pequeno trecho já temos uma ideia de como ele criou a luz e todas as coisas que vieram a seguir, pois primeiro ele viu na mente e depois as projetou.
A Natureza Mental
Este principio de mentalismo, estabelece a natureza mental do universo. Explicando assim, todos os fenômenos mentais e psíquicos que norteiam a atenção pública.Da mesma forma essa explicação, seria inteligível e desafiaria a análise científica. A partir do momento que você compreender este princípio hermético do mentalismo, você estará habilitado a abarcar prontamente as leis do universo mental.
E aplicar o mesmo princípio para a sua felicidade e sucesso de vida. Pois até então você fazia isto de forma inconsciente, agora você já sabe como pode aplicar de forma consciente esta lei universal do mentalismo.
A Chave Mestra
O princípio do mentalismo é a chave mestra em seu poder.Você poderá abrir várias portas do templo psíquico e mental do conhecimento e entrar por elas livre e inteligentemente. Pois este princípio explica a verdadeira força, da energia e da matéria, como e porque todas elas são subordinadas ao domínio da Mente.
Um sábio falou certa vez: "Aquele que compreende a verdade da Natureza Mental do Universo está bem avançado no Caminho do Domínio." Essas palavras são tão verdadeiras hoje, como na época em que foram escritas.
Porque sem esta chave mestra o domínio é impossível, e o estudante baterá em vão nas diversas portas do Templo.
2º O Princípio de Correspondência
"O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima." − O CAIBALION − O princípio da correspondência, corresponde ao plano mental.Ou seja tudo que está na sua mente é o que vai se refletir na sua vida. Tudo que está em cima é como o que está embaixo. Pois este princípio contém a verdade que existe uma correspondência entre as leis universais e os fenômenos dos diversos planos da existência e da vida.
Compreender este princípio pode dar ao homem os meios de explicar muitos paradoxos obscuros e segredos da natureza.
Outros Planos
Além disso existem outros planos fora do nosso conhecimento, porém quando aplicamos este princípio de correspondência, podemos compreender muita coisa, que de outro modo nos seria impossível compreender. “Este Princípio é de aplicação e manifestação universal nos diversos planos do universo material, mental e espiritual: é uma das Leis Universais. “Os sábios antigos
Os sábios antigos “Hermetistas” consideravam este princípio como um dos mais importantes instrumentos mentais. Pois por meio dele o homem pode ver além dos obstáculos que encobrem a vista. Com o seu uso constante os véus de Ísis, vão sendo rasgados e a face da deusa pode ser vislumbrada pouco a pouco. O princípio de correspondência habilita o homem a raciocinar inteligentemente, do conhecido ao desconhecido.3º O Princípio de Vibração
"Nada está parado; tudo se move;tudo vibra." − O CAIBALION − Este princípio mostra a verdade que tudo está em constante movimento, não existe nada parado.
Estudos científicos já comprovam este acontecimento natural da natureza. Pois tudo vibra em uma determinada frequência, ou seja os objetos mais sólidos vibram menos do que os mais sutis. Além disso no antigo Egito, os mestres de milhares de anos atrás já falavam sobre isso.
Este Princípio explica que as diferenças entre as diversas manifestações de Matéria, Energia, Mente e Espírito, resultam das ordens variáveis de Vibração. Desde o TODO, que é puro espírito, até a forma mais grosseira da matéria.
Tudo Vibra Em Frequências Diferentes
Tudo está em vibração, quanto mais elevada for a vibração, mais elevada será a posição na escala. A vibração do espírito é comparada a uma roda girando, pois quanto mais rápida ela gira, mais parece que esta parada. E o espírito quanto mais vibra mais parece sem movimento.Na extremidade inferior da escala estão as grosseiras formas da matéria, cujas vibrações são tão vagarosas que parecem estar paradas. Pois entre os pólos existem milhões e milhões de graus diferentes de vibração. Desde a partícula a o elétron, desde o átomo e a molécula, até os mundos e universos, tudo está em vibração constante.
Isso se aplica também nos planos da energia e da força (que também variam em graus de vibração), nos planos mentais (cujos estados dependem das vibrações), e também nos planos espirituais. O conhecimento deste princípio com o método correto, permite a qualquer pessoa a conhecer suas vibrações mentais, assim como as dos demais.
Todos os pensamentos, emoções ou estados mentais tem o seu grau e modo de vibração. Evoluir seria aumentar o nosso grau de vibração. "Aquele que compreende o Princípio de Vibração alcançou o cetro do poder", diz um escritor antigo.
4º O Princípio de Polaridade
"Tudo é Duplo. Tudo tem pólos; tudo tem o seu oposto, o igual e o desigual são a mesma coisa. Os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau, os extremos se tocam, todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados." − O CAIBALION − Essa lei universal explica que tudo é duplo, tudo tem o seu oposto.O Caibalion explica os velhos paradoxos, que deixaram muitos homens perplexos, e que foram estabelecidos assim: A Tese e a Antítese são idênticas em natureza, mas diferentes em grau, os opostos são a mesma coisa, diferentes somente em grau.
Além disso os pares de opostos podem ser reconciliados, os extremos se tocam, tudo existe e não existe ao mesmo tempo. Todas as verdades são meias verdades, toda verdade é meio falsa, há dois lados em tudo, etc.
Para compreender melhor vamos utilizar o exemplo do termômetro que indica a temperatura, pois se você olhar o termômetro não perceberá onde começa o frio e termina o calor.
Temperatura
A temperatura é uma variação da mesma coisa, que se manifesta como frio ou calor. Ou seja a temperatura, nada mais é que uma forma de variedade e ordem de vibração.Assim o calor e o frio são unicamente os dois pólos daquilo que chamamos de temperatura. O mesmo princípio da polaridade se manifesta no caso da luz e da escuridão, que se diferenciam apenas pelos seus graus de variação de um pólo a outro.
Aplicando o princípio de polaridade você consegue explicar vários paradoxos como: Qual a diferença entre grande e pequeno? Entre alto e o baixo?
Entre positivo e negativo?
Depois disso você percebe que são dois pólos de uma mesma coisa apenas em gradientes diferentes. O mesmo princípio opera no plano mental.
Pois é possível mudar as vibrações de ódio em vibrações de Amor, na própria mente de cada um de nós e nas mentes dos outros. Algumas pessoas que lerem estas linhas, tiveram experiências pessoais da transformação do Amor em ódio ou do inverso.
Podeis tornar possível a sua realização, exercitando o uso da sua vontade por meio deste princípio de polaridade.
5º O Princípio de Ritmo
"Tudo tem fluxo e refluxo; tudo ,em suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação." − O CAIBALION − O princípio do ritmo expressa a verdade, que tudo se manifesta em movimento para frente e para atrás, fluxo e refluxo, um movimento de atração e repulsão.
Da mesma forma esses movimentos se assemelham ao movimento do pêndulo, que vai e volta, conforme o princípio da polaridade. Podendo ser também comparado com o movimento do mar, que expande e contrai.
Existe sempre uma ação e uma reação, uma marcha e uma retirada, uma subida e uma descida. Isto acontece nas coisas do Universo, nos sóis, nos mundos, nos homens, nos animais, na mente, na energia e na matéria.
Esta lei universal se manifesta na criação e destruição dos mundo, na vida de todas as coisas e nos estados mentais do homem. Foi observando este princípio do ritmo que os hermetistas compreenderam como podem aplicá-lo e até mesmo neutralizá-lo.
Aprenderam como empregá−lo, em vez de serem empregados por ele. O ritmo é inexorável, na vida mas podemos encontrar um ponto de instabilidade que nos tire dessas variações.
6º O Princípio de Causa e Efeito
O acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida, há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei." − O CAIBALION − Este princípio revela a verdade que para tudo existe uma causa e um efeito.
Nada é por acaso, pois existem vários planos de causa e efeito, os planos superiores dominando os planos inferiores.
Assim nada podendo escapar completamente das leis universais. Uma grande parcela da população por desconhecer esta lei universal, é levada para frente e para trás. Em outras palavras, se deixam levar pelos desejos e as vontades dos outros, que são mais fortes que suas própria vontades.
Além disso a hereditariedade, a auto sugestão e outras causas exteriores movem-nas como se fossem peões no tabuleiro de xadrez da vida.
Compreender este princípio é fundamental para que você jogue o jogo e não seja jogada por ele. Se você quer um futuro diferente do que vem vivenciando até agora, mude as causas e os efeitos serão diferentes.
Exemplo: No campo das causas (seus pensamentos) você tem poder de mudar, mas no campo dos efeitos (físico) não mais. Faça uma reflexão quando acontecer alguma coisa que você não goste. Pense onde você gerou a necessidade de viver esta experiência? Fazendo isso você perceberá exatamente o pensamento que gerou esta vivência para você.
7º O Princípio de Gênero
"O Gênero está em tudo, tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino, o gênero se manifesta em todos os planos." − O CAIBALION − Este princípio finaliza a verdade que o gênero é manifestado em tudo. Pois o princípio masculino e o princípio feminino sempre estão em ação.
No entanto o gênero pode ser percebido não só no plano físico, mas também nos planos mental e espiritual.
No plano físico este princípio se manifesta no corpo físico e dos animais como sexo. Portanto nos planos superiores toma formas superiores, mas é sempre o mesmo princípio. Gênero não significa sexo. Gênero vem do Latim genus, que significa gerar (físico), procriar (mental), ou criar (espiritual).
Originalidade
O principio do gênero te permite ser original, captar ideias do plano espiritual. Permite juntar velhas ideias e criar novas. Permite gerar novos corpos no plano físico. Porém, ninguém cria nada novo se não sabe lançar mão do princípio do gênero.Em outras palavras o gênero se encontra também na nossa mente. Por exemplo, o nosso consciente é regido pelo masculino e o inconsciente pelo feminino.
E é da união dessas duas ideias que dará vida a uma nova ideia única e exclusiva. Portanto, ficar atenta atento ao que você pensa e sente o tempo todo é extremamente importante, para que você não alimente ideias e sentimentos de outras pessoas.
Pois na maior parte do tempo somos insuflados por ideias e sentimentos que não são nossos. Além disso temos sensações estranhas e não sabemos porque. Aplicar as leis universais em sua vida lhe dará mais segurança e entendimento sobre os acontecimentos diários.
Resumindo esse post, é um pequeno resumo das 7 leis universais. Porém o conteúdo é profundo e exige muito estudo e reflexões sobre o assunto. Pois são essas leis universais que regem todo o universo e a nossa vida. E se você praticar essas leis universais a sua vida nunca mais será a mesma.
Só acessamos a sabedoria do Todo quando nos integrarmos a ele. O conhecimento é como a riqueza destinado ao uso. A lei do uso é universal, e aquele que viola esta lei sofre por causa do seu conflito com as forças naturais. CaibalionSe este artigo ajudou você, curta, comente ;-) e compartilhe para ajudar mais pessoas. Gratidão pela visita! Silvane Cristina :-D










Gostei muito da explicação, consegui entender em partes o que eu faço de correto e o que eu faço que não é o "certo" a se fazer, obrigado por compartilhar isso comigo.
ResponderEliminarGrata pelo comentário Lu Lopes.
Eliminar