→ Incrível o Que Uma Simples Meditação Pode Fazer com o Seu Cérebro.
Meditação é uma prática milenar que vem sendo praticada por muitas pessoas, que querem uma qualidade de vida melhor.
E principalmente, ter mais paz de espírito e calma durante o seu dia.
“A meditação pode ser definida como uma prática na qual o indivíduo utiliza técnicas para focar sua mente num objeto, pensamento ou atividade em particular, visando alcançar um estado de clareza mental e emocional.” - (Segundo a Wikipédia)
Origem da Meditação
Sua origem é muito antiga, sendo mais praticada nas tradições orientais como: o yoga, budismo, cristianismo e outras.
Antigos textos orientais consideram a meditação como uma ferramenta de autoconhecimento, que leva ao “ser” em direção a conhecer-se a si mesmo.
Estudos estão comprovando que a meditação traz muitos benefícios ao nosso cérebro e que essa prática não é apenas parar de pensar em nada. Pois isso seria impossível!
Além disso, alguns estudos estão comprovando os seus benefícios.
Então quando você medita, você pode moldar o seu cérebro para sair de uma definição de padrões de comportamentos mais adequados aos acontecimentos da vida.
A Meditação Transforma o Seu Cérebro.
Ao criar o hábito de meditar com frequência, seu cérebro pode desenvolver a neuroplasticidade, um termo usado pela neurociência que quer dizer que ao longo de sua vida, seu cérebro pode modificar-se e crescer.
“A maneira como os cientistas costumavam pensar sobre o cérebro, até recentemente, era que o cérebro fazia suas conexões no desenvolvimento inicial e na primeira infância e, depois disso, a única coisa que acontecia era a perda de células, à medida que envelhecemos”. Dr. Craig Hassed
Treine o Seu Cérebro.
Estudos científicos mais recentes Indicam que com a prática diária da meditação, você pode treinar o seu cérebro.
A professora Eileen Luders, da Universidade da Califórnia afirma: “Hoje já sabemos que nossos cérebros estão mudando o tempo todo.”
Pois a maioria das mudanças acontecem em um determinado grau micro anatômico e são de curta duração.
Assim fica mais difícil medi-las.
Porém, acontecem mudanças significativas em níveis microanatômicos, que podem ser registrados por tecnologias avançadas de imagem, como uma completa ressonância magnética.
As mudanças estão associadas a uma alteração na quantidade de massa cinzenta do cérebro, afirma a professora Lurdes.
O mesmo efeito se percebe quando se pratica exercícios físicos, como o aumento de massa muscular, ao praticar a meditação a massa cinzenta do cérebro também aumenta.
Assim quando uma pessoa aprende uma prática nova, como a meditação, ela começa a exercitar essas áreas do cérebro que chamamos de massa ou matéria cinzenta, criando novas redes neurais.
Que por sua vez irão se expressar em um novo hábito ou comportamento.
Pesquisas mais recentes indicam que, além de aumentar a massa cinzenta, também existe uma diminuição de sua perda, que ocorre naturalmente com o envelhecimento.
“Em nosso mais recente estudo, ampliamos nosso foco de investigação olhando para o potencial impacto do envelhecimento no cérebro.Especificamente o impacto do envelhecimento sobre a matéria cinzenta do cérebro. Mais uma vez, nossa análise revelou uma diferença marcante entre meditadores e grupos controles: os cérebros dos meditadores parecem ser muito menos afetados pelo declínio normal natural da massa cinzenta relacionado à idade”, diz a professora Luders.
O Hipocampo do Cérebro
O hipocampo, a área do nosso cérebro que é responsável pela conversão da memória de curto prazo, em memórias de longo prazo, foi uma das áreas do cérebro que foi medida e se observou um aumento na massa cinzenta.
Também foi observado o crescimento celular do cérebro no córtex frontal.
Essa área responsável pela nossa tomada de decisões, e bom senso, e do córtex pré-frontal, a área responsável por quase tudo como; escolher entre o certo e o errado, até a observação de todas as situações, e dos pensamentos aéreos, que também são afetados positivamente por quem pratica a meditação.
Com a Meditação, Nem Tudo Cresce!
Foi observado que as amídalas dos meditadores são menores que as de quem não medita. Porém, os cientistas revelam que isso é algo bom!
Porque em pessoas que vivem em estado de grande estresse e ansiedade, as amídalas ficam continuamente agitadas.
E como a meditação acalma a mente, as amídalas por consequência não se agitam com tanta frequência e diminuem de tamanho.
Você Só Precisa De 5 Minutos
Cinco minutinhos de meditação por dia, é tudo que você precisa para fazer a mágica acontecer no seu cérebro.
Uma pessoa comum, poderá começar a ver diferenças significativas com a meditação. Treinando a sua atenção plena por cinco minutos algumas vezes durante o dia, quanto mais se praticar a meditação, mais benefícios terá.
É quase a mesma coisas que o exercício físico, só que ao invés de você se movimentar, vai acalma a mente, diz o Dr. Hassed.
Motivos Para Começar Suas Meditações!
Então te convido a saber todos os benefícios da meditação, e entender mais sobre este processo, você vai adorar assistir este vídeo.
A meditação pode trazer para você vários benefícios como:
- Dormir melhor;
- Superar dores crônicas;
- Corrigir a postura;
- Acalmar a mente;
- Diminuir os pensamentos de negativos, que trazem memórias de dor e angústia;
- Combater a depressão, o estresse, a ansiedade;
- Ter mais equilíbrio emocional;
- Ter mais foco e concentração durante o dia;
E muitas pessoas vão achar até bom de mais pra ser verdade, pois é uma coisa tão simples de se fazer, não é verdade?
Pois eu digo para você simples sim!
Porém um pouco complexa para pessoas como nós que não fomos ensinados a meditar.
A meditação é praticada a milhares de anos e muitas pessoas que adotaram essa prática, já tiveram resultados maravilhosos, sei por mim.
Então comece você também e me conte os seus benefícios.
Gratidão por estar aqui comigo…
Beijos de luz, Silvane Cristina! 😉




Comentários
Enviar um comentário